quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Banda da Sapucaia vem aí!

Preparem-se os piracicabanos mais sedentos pela folia de momo: vai ser dada a largada para o carnaval de Piracicaba. A famosa Banda da Sapucaia vem aí! É neste sábado, dia 26, que a bagunça - no bom sentido - vai rolar solta pelos lados da conhecida Praça da Sapucaia.
Também conhecida por Largo da Sapucaia ou Praça do Campo do XV, leva o nome oficial de "Praça Bonga e Daniel", e ficou conhecida e caracterizada pela imensa e centenária árvore Sapucaia que se encontra no local. Árvore esta que já se tornou quase um símbolo da cidade, uma espécie de referência, ou ponto de encontro.

A grande árvore Sapucaia que dá nome ao local e ao evento
Ponto de encontro mais do que nunca neste sábado, que acontece, a partir das 15h, a concentração para posterior descida da Banda da Sapucaia, marcada para as 17h, repetindo o mesmo percurso dos anos anteriores: saída da Praça da Sapucaia, descendo (na contra-mão) pela rua Moraes Barros, seguindo até o Largo Santa Cruz, e subindo de volta à Praça pela rua Prudente de Moraes.
A Banda da Sapucaia nada mais é do que um grande bloco popular de carnaval de rua, que reúne oficialmente vários blocos e cordões carnavalescos, foliões e brincantes dos mais diversos tipos e idades, com direito a fantasias, enfeites, abadás, adereços, bonecos e alegorias, e concentra milhares de pessoas da cidade e região na maior das alegrias que a data pede, pulando atrás de de um trio elétrico, ao som de músicas - temáticas ou não - que já estão nas graças do povo.

Foliões brincando com boneco na descida da Sapucaia 2009
Para este ano, comemorando seu debute de 15 anos com o tema “Sapucaia debutando e o povo foliando”, são esperadas de 15 a 20 mil pessoas para o evento, com a participação de mais de 50 blocos confirmados.
Assim como todos os anos, a saudosa Banda Bafo de Onça anima os foliões na Praça a partir das 15h, enquanto a hora da descida não chega, e promete tocar até altas horas da noite, mesmo depois do desfile, enquanto o povo tiver pique (rs).
Com organização e realização da Associação Amigos da Sapucaia e apoio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e patrocínio da Pil Import e Casa do Construtor, a Banda da Sapucaia abre oficialmente o carnaval de Piracicaba, que este ano promete muitas alegrias a partir do dia 4 de março (mas isso é para o próximo post, com programação completa!).
Então para este sábado é só separar uma roupa bem leve, protetor solar, óculos de sol, chapéu, calçar tênis ou chinelo e ir "simbora" pular e brincar no meio do povo com a Banda da Sapucaia!
Salve Momo!

*fotos: Hélio Antunes do Nascimento e arquivo pessoal.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um jeito diferente de ver o céu de Piracicaba

“As estrelas são todas iluminadas... não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?”. Assim o personagem de Exupery justifica o brilho e encantamento das estrelas, e não faltará nos textos de grandes escritores e poetas referências à observação dos astros celestes, com conotações filosóficas, românticas ou, é claro, sexuais.
Mas este post não ficará no campo das metáforas, mas sim da contemplação propriamente dita de planetas, satélites, estrelas e cometas através de equipamentos profissionais especialmente desenvolvidos para esta finalidade.
Neste sentido, como em muitos outros, Piracicaba é uma cidade privilegiada, pois conta com um local exclusivamente dedicado a esta atividade: o Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), situado no Km 3 da rodovia Piracicaba-Rio Claro.

Fachada do OAP
Mas é preciso certo planejamento para se conhecer o OAP, pois ele é aberto ao público em geral somente aos sábados, entre as 19h00 e 22h00. Uma “janela” estreita de tempo, mas que compensa qualquer possível esforço empreendido.
O OAP faz parte de um seleto grupo de Observatórios Astronômicos públicos em funcionamento no país. A entrada é gratuita e as atrações variam durante o ano conforme a posição dos astros e ocorrência de eventos no céu.

Equipamento profissional do OAP voltado ao céu da cidade
Durante o mês de fevereiro a principal atração é o planeta Júpiter, que juntamente com seus satélites pode ser primorosamente observado durante todo o mês. No final de março, Saturno ganha notoriedade, podendo ser visto com seus deslumbrantes anéis até meados de agosto. A lua também está no hall das atrações favoritas dos visitantes, mas atenção, a melhor fase para observação de suas montanhas e crateras é a crescente - o excesso de luminosidade das outras fases não permitem a realização de boas observações da superfície lunar.

Os planetas Júpiter e Saturno
Então que tal se programar no próximo sábado e encontrar a sua estrela?

* Este post foi uma colaboração do amigo Rodrigo Matos, observador e apreciador do céu e da cultura piracicabana.

*Créditos:
fotos: Cadu Brito
imagens: Pic Du Midi (France)/Jean-Luc Dauvergne/François Colas e site www.jpl.nasa.gov

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

109ª Noite da Seresta

Hoje, sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2011, para nossa alegria e felicidade geral da nação (rs), acontece no Largo dos Pescadores a edição de número 109 - primeira do ano - da tradicionalíssima "Noite da Seresta", evento que é parte integrante do projeto "Choros e Serestas".
Idealizado e coordenado pelo comunicador e radialista Fabinho Monteiro, o projeto tem como principal objetivo resgatar a magia das antigas canções do passado - como sambas-canções, serestas, choros, marchas, valsas, polcas e por aí vai - trazendo e divulgando grupos musicais e cantores nostálgicos da melhor qualidade da cidade e região, em um espaço aberto e público: a nossa saudosa e querida Rua do Porto.
Esta edição do evento terá participação especial da cantora Thereza Alves, que já dividiu o palco com nomes consagrados da música brasileira, como Angela Maria e Celly Campello; recentemente a cantora completou 70 anos de vida e 55 de música.
Pessoalmente sou muito suspeito de falar da Seresta, pois, sem sombra de dúvida, é um dos eventos culturais mais agradáveis que acontecem (ou é pra acontecer) mensalmente na cidade. Ambiente familiar dos 8 ao 80, clima aconchegante ao ar livre, música boa, comida e bebida de lascar, gente bonita, tudo isso aliado ao nosso cartão postal que é a Rua do Porto. Precisa falar mais?! É só comparecer, a partir das 21h.
E viva a nostalgia!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

14º Passeio de Barcos de Piracicaba

No último sábado, dia 12, aconteceu na cidade a 14ª edição do tradicional Passeio de Barcos de Piracicaba.
Com mais de 260 embarcações inscritas e cerca de mil pessoas, sob as bençãos de Nossa Senhora dos Navegantes e liderados pelo barco que levava sua imagem, o cortejo percorreu 90km do Rio Piracicaba, saindo do Largo dos Pescadores, na Rua do Porto. Depois de receber chuva de pétalas na Ponte do Morato, o passeio seguiu seu curso com paradas pelos Ranchos do Roncatto e da senhora Rosa Feltre, local do pouso da imagem da Santa. Seguindo posteriormente pelo bairro Tanquã, conhecido reduto de pescadores da região, até chegar em seu destino final, a Represa do Tamanduá, no município de Santa Maria da Serra.
O Passeio de Barcos de Piracicaba é parte da tradição ribeirinha que se preserva na cidade e região há 14 anos. Vamos cultivar nossa história e cultura caipiras!

Barco que levava imagem de Nossa Senhora dos Navegantes

*foto: Adilson Zavarize (crédito: site Piracicaba em Festa)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Inscrições abertas para elenco da Paixão de Cristo

Atenção pessoal ligado e interessado na experiência das artes cênicas: a Paixão de Cristo de Piracicaba, um dos mais importantes e significativos eventos culturais que acontece anualmente na cidade, está com inscrições abertas ao público interessado em fazer parte do elenco.
Marcado sempre para a semana que antecede a Páscoa (semana santa), que neste ano cairá no final de abril, a Paixão de Cristo de Piracicaba é considerada a segunda maior encenação do espetáculo a céu aberto no Brasil (a maior é de Nova Jerusalém-PE).
Pessoalmente conheço mais de uma dúzia de pessoas que já fizeram parte do elenco, mais ou menos vezes. Esses que já participaram garantem ser uma experiência inesquecível, além de ser um espaço de encontro e novas amizades.
Aberto a profissionais e amadores, os ensaios acontecem aos domingos no mesmo local do evento, o Engenho Central, das 9h ao meio-dia.
Maiores informações acessem o sítio da Associação Cultural e Teatral Guarantã, responsável todos os anos pelo evento www.guaranta.org.br ou pelo telefone (19) 3413-7888.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Salão de Humor revigorado em 2011

Pois bem, nem bem terminamos 2010 com o prestigiadíssimo - e comentadíssimo, por sinal - Salão Internacional de Humor de Piracicaba em sua 37ª edição (o evento foi até o mês de outubro), já começamos em 2011 a ouvir novos burburinhos sobre a edição deste ano do mundialmente famoso evento.
No final de semana que passou (sexta, dia 4) aconteceu a cerimônia de apresentação do cartaz oficial da edição deste ano do Salão, e também aproveitou-se a oportunidade para ser anunciado oficialmente o novo presidente do evento: o comunicador social, professor e pesquisador Adolpho Queiroz, que carrega um evolvimento com o Salão desde a sua primeira edição em 1974. Nada mais justo, à primeira vista, por se tratar de alguém que conhece e participa do evento desde os seus tempos mais primórdios.
Tive pessoalmente, entre 2005 e 2006, a oportunidade e felicidade de ter sido seu aluno, e assim conhecer essa figura de perto, o "Dorpho" - como Queiroz era carinhosamente chamado pelos seus "pupilos". Como legítimo caipira que só, ele diz que para 2011 quer “piracicabanizar, nacionalizar e globalizar o Salão de Humor”. Maravilha! (rs).
Quanto ao cartaz, criado pelo artista piracicabano William Hussar, achei incrivelmente muito bom, com elementos que demonstram ao mesmo tempo a grandeza e a "piracicabanês" do Salão, algo que não se via há algum tempo em cartazes do tipo.
Agora resta-nos esperar até o segundo semestre do ano para ver e prestigiar mais uma vez o evento que carrega a bandeira "Piracicaba, a Capital Mundial do Humor".
Esperemos esperançosos.

Cartaz oficial do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba