quinta-feira, 26 de maio de 2011

Domingo da cultura negra

Em comemoração ao mês da África, a Prefeitura Municipal de Piracicaba (Semac) realizará no próximo dia 29 (domingo), a partir das 13 horas, no Largo dos Pescadores, um evento voltado à cultura negra, mas aberto a toda comunidade.
Através de manifestações promovidas por diferentes artistas, como: Tony Azevedo (Maracatu); Preté (Música); Batuque de Umbigada (Tambu); Hip-Hop; Dança Afro; Marias e Clarices e a Roda de Samba; busca-se a defesa da cultura afro-descendente, desmistificando antigos preconceitos e promovendo a reflexão sobre nossas origens.
Assim, é por meio do entretenimento que será possível entrar em contato com aspectos constitutivos da identidade negra, cujas heranças englobam elementos vinculados à língua, música, dança, instrumentos, artesanato, folclore, vivências e oralidade dos africanos. Tal patrimônio, que dá a este país um colorido todo especial, precisa ser preservado e valorizado, integrando-se cotidianamente na realidade sócio-cultural do povo brasileiro.


* Este post foi uma colaboração da queridíssima amiga Carla Fray, sempre nos trazendo valiosas dicas culturais de eventos que rolam na cidade.


Raças
por Octávio Caúmo

-A que raça pertences, caro amigo?
-À raça dos humanos, ele disse.
Dividir-nos por raças é tolice;
Odeio se alguém faz isto comigo!

Não é justo nós sermos inimigos
Por causa só da cor. É cretinice,
Pois sei que se por dentro alguém me visse,
Veria uma alma igual por trás do umbigo.

O menosprezo a um negro, a um deficiente,
Oriental ou ateu é um evidente
Desrespeito que mostra fanatismo!…

Neste mundo, isto já não tem mais nexo,
É uma infelicidade, é um complexo,
Dos enfermos que sofrem de racismo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

23ª Mostra Almeida Jr.

Este post é para você que se liga nas artes plásticas e acompanha as exposições que rolam na cidade.
Se você ainda não viu, esta é a última semana para apreciar a 23ª Mostra Almeida Jr. que está instalada na Pinacoteca Municipal 'Miguel Dutra' e fica aberta à visitação gratuita até o próximo domingo dia 29.
Organizada pela Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) a Mostra Almeida Jr. homenageia anualmente o ituano (Itu-SP) José Ferraz de Almeida Jr., pintor brasileiro que viveu na segunda metade do século XIX, até hoje considerado o precursor da temática regionalista (lê-se cultura caipira) nas artes plásticas do país.
Uma de suas obras mais famosas e consagradas é o "Caipira Picando Fumo" (óleo sobre tela - 1893).

"Caipira picando fumo" (reprodução)
Nesta edição estão expostos 82 trabalhos, entre telas acadêmicas e naïfs, obras contemporâneas, esculturas e fotografias, com curadoria de Odair Jorge Demarchi.
Visitação: seg. à sex. (9h às 17h), sáb. e dom. (14h às 18h). Informações: 3433-4930.
Mas corra. Só até domingo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gastronomia e solidariedade na Festa das Nações

Tem início hoje o grande evento da cidade que promete como nenhum outro aliar gastronomia e solidariedade de forma inteligente: é a Festa das Nações de Piracicaba, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal.
Em seu 28º ano, o Parque do Engenho Central é mais uma vez palco de aglomeração das tradicionais barracas típicas de vários países e diversas regiões brasileiras, que trazem o que há de melhor em sua cultura gastronômica.
Para este ano, com o tema "Brasil, Terra de Culturas e Miscigenações", é aguardado um público de aproximadamente 100 mil pessoas durante os cinco dias de festa, que começa hoje (dia 18) a partir das 19h, e prossegue até domingo (dia 22) - sendo sáb. e dom. a partir das 11h. A novidade deste ano também fica por conta do sítio oficial (www.festadasnacoespiracicaba.com.br) que traz história do evento, entidades participantes, programação musical e artística, entre outros.
Para aqueles que apreciam uma culinária rica e diversificada é sem dúvida um prato cheio, mas com certeza o ponto alto do evento fica por conta da solidariedade: a festa é totalmente filantrópica, onde todos os anos cada uma das 18 barracas fica sob responsabilidade de uma organização ou entidade assistencial da cidade, sendo toda sua renda arrecadada revertida para cada entidade.
Reconheçamos, é uma sacada de tirar o chapéu.
Há 28 anos milhares de voluntários trabalham em pró de algo que hoje em dia parece ser meio raro entre as pessoas: a solidariedade. Trabalham horas, dias, sem ganhar nada, ou melhor, ganham o que salário nenhum pode pagar: a satisfação de ajudar o próximo - ou o mais necessitado. Simples assim.
Aproveitemos aqui a oportunidade de tentar espalhar essa onda solidária a outros cantos, para quem sabe fazer surgir novas "festas das nações" por aí afora... e talvez contagiar com o "vírus" da solidariedade!

Cartaz oficial da 28ª Festa das Nações

sábado, 14 de maio de 2011

TEATROKÊ... o quê?

Já imaginou uma peça teatral no estilo karaokê? Não? Pois é, isto existe e você terá a oportunidade de assistir ou, se quiser, participar.

Divulgação
Chega à Piracicaba, neste final de semana, a peça teatral “TEATROKÊ” da Kompanhia do Centro da Terra e com direção de Ricardo Karman. Teatro experimental em que a platéia sobe ao palco e interpreta personagens totalmente no improviso. O protagonista amador surge em cena como manda o figuro e com um ponto eletrônico no ouvido, o ator (verdadeiro) “sopra” as falas já com a entonação correta e cabe a pessoa tentar reproduzir e interpretar, ou seja, o novo ator fica a mercê da sorte.
Qualquer um disposto a ser protagonista de uma das 15 esquetes que compõem a peça com duração de aproximadamente uma hora e meia pode se candidatar, basta ter coragem, porém, não se anime em acreditar que assistir à peça em um dia, para tentar memorizar os esquetes, bastará para que em outra apresentação você participe sabendo o que virá pela frente, isso não irá acontecer! O repertório do grupo conta com 25 quadros ensaiados pela companhia, desde clássicos, quadros criados para o espetáculo até piadas da internet adaptadas para serem encenadas, ou seja, o grupo dificilmente apresentará os mesmos esquetes em exibições tão próximas.

Cena da peça TEATROKÊ (divulgação)
Isto nunca foi feito antes, o teatro experimental já usou de técnicas como pedir a opinião do público para o desfecho de uma trama, ou uma peça de longa duração em que os atores se revezam e os espectadores podem desfrutar de chocolate quente e cafuné, são exemplos de quanto as peças estão deixando o tradicional e se tornando cada vez mais inusitadas e criativas, mas chamar o espectador para o palco e propor que, de repente, ele se torne o ator é a grande (e ousada) proposta do Teatrokê.
Para os corajosos: MERDA!
Para os que apenas irão assistir: Ótimo espetáculo e boas gargalhadas!
*Tive conhecimento deste espetáculo através da revista BRAVO! numa edição do ano passado, desde então, fiquei com muita vontade de assistir, porém, a peça estava sendo encenada apenas na cidade de São Paulo, nunca achei que teria a oportunidade de vê-la passar por aqui. Dei sorte.
Onde e quando:
Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada
14 de maio às 20h / 15 de maio às 19h
SESI Piracicaba
- Av. Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.

* Este post foi uma colaboração da querida amiga blogueira Maria Fernanda Cavassani, sempre ligada na boa cultura que rola na cidade e região.

* visite: .poegrafar e SOM ALTERNA

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pirando e Virando na Virada


Começou a contagem regressiva.
Neste final de semana (até que enfim!) acontece a tão aguardada Virada Cultural Paulista 2011, evento promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de S.Paulo, em parceria com o Sesc(SP), simultaneamente em 23 cidades do interior e litoral paulista.
Oriundo da já famosa Virada Cultural que acontece na capital desde 2005 (promovida pela Prefeitura de S.Paulo), o evento tem o mesmo objetivo do seu "progenitor": oferecer ao público uma maratona de 24 horas de diversão e cultura por meio da arte e do entretenimento, tudo gratuitamente.
Felizmente este é o segundo ano consecutivo que a nossa Noiva da Colina é contemplada a receber de braços abertos as atrações que prometem não deixar ninguém dormir das 18h do dia 14 (sábado) às 18h do dia 15 (domingo). É de pirar e virar na Virada!
Dentre as atrações mais conhecidas da mídia que se apresentarão nos palcos daqui estão a célebre (e porque não dizer "dinossaura") banda de rock nacional Titãs, a balançada banda de samba-rock Sandália de Prata e a humorista Nany People, além da atração internacional Pink Martini. Logicamente a programação também tem espaço garantido para várias atrações piracicabanas, que passam por bandas e cantores locais, grupos de dança, música, capoeira, entre outros.
Este ano a programação daqui cresce e ganha outros ares, se estendendo para espaços além Engenho Central e Teatro Municipal, chegando até a Rua do Porto e seu calçadão, oferecendo também, nos espaços públicos municipais - Pinacoteca, Biblioteca e Museu - oficinas, exposições, palestras e saraus.
Toda a programação completa e detalhada da Virada Cultural Paulista pode ser conferida no sítio oficial (http://www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br/) ou se preferir vá direto ver toda a programação detalhada de Pira (http://www.viradaculturalpiracicaba.blogspot.com/).


A boa deste ano é que poderemos aliar o clima agitado e caloroso da Virada Cultural ao agradável e aconchegante calçadão da Rua do Porto - este maravilhoso espaço na beira do rio, nosso cartão-postal - com seus bares e restaurantes que prometem funcionar até altas horas, oferecendo, além da programação da Virada, garantia de qualidade em gastronomia e altas doses de cultura da boa, sem moderação.
Do mais, prepare-se para não dormir e gastar a sola do sapato, e literalmente virar na Virada, vendo o sol virar lua (cheia!) e a lua virar sol - novamente!
E boa V(v)irada!