No Brasil é muito comum todo início de ano começar a passos de tartaruga. Como de praxe, costuma-se dizer que o ano só começa mesmo depois do carnaval. Maravilha, levando-se em conta que a festa de Momo este ano só ocorre na segunda semana de março, nós piracicabanos ficamos então à deriva em se tratando de opções artísticas e culturais nestas "férias" - forçadas -, já que muitos lugares, eventos e projetos aproveitam para entrar no "tar" recesso.
Com as férias escolares, é verdade que muitas pessoas aproveitam para tirar férias do trabalho entre os meses de dezembro e janeiro, e assim poder ficar mais próximos de seus filhos ou entes queridos, viajando e passeando por aí.
Nesse mesmo "embalo", muitos espaços que durante o ano oferecem opções de arte, cultura e lazer ao piracicabano também ficam totalmente paralizados. Dentre eles, o Teatro Municipal e a Pinacoteca Municipal são dois dos principais espaços culturais públicos que só voltam a funcionar "oficialmente depois do carnaval" (parece piada né... rs). O argumento da prefeitura é que "é necessário este período de tempo para manutenção e limpeza dos lugares, o que é muito difícil de realizar durante o ano com as atividades em andamento".
Tudo bem que alguns centros culturais como o Armazém da Cultura, na Paulista, e o Centro Cultural 'Zazá', no Mário Dedini, já retornam algumas atividades - como aulas de música, pintura e teatro - já no próximo mês de fevereiro.
Mas a carência cultural ainda impera. Por exemplo, o Sesi Piracicaba volta também em fevereiro com os cursos de iniciação teatral; porém, os ótimos projetos culturais e artísticos que a casa apresenta anualmente só voltam mesmo a acontecer em março, depois da "dita" festa de Momo.
Enquanto isso, nós piracicabanos ficamos aqui nessa "sofrência", torcendo por mais opções culturais nestes tempos de férias forçadas. Esperamos então o carnaval chegar e "a banda passar", para o ano aí, quem sabe, começar de verdade e tudo voltar ao normal.
Aahhh, o carnaval...
Nenhum comentário:
Postar um comentário