quarta-feira, 30 de março de 2011

37ª Festa do Milho Verde de Tanquinho

"São as deliciosas pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho verde..."
Enfim, este é o momento em que podemos bradar a famosa fala e propagar mais do que nunca as tradicionais "pamonhas de Piracicaba".
Teve início no final de semana passado a edição de número 37 da tradicional Festa do Milho Verde de Tanquinho, uma das festas populares que já tem espaço garantido e reservado no calendário oficial festivo-cultural-turístico da cidade.
A festa se mostra mais um forte atrativo para o fomento do turismo local, por meio de um dos cultivos mais tradicionais da região: o milho verde, cultivado em roças do distrito rural de Tanquinho, onde acontece o evento.
E para quem pensa que na festa será servida somente a tradicional pamonha, se engana: as receitas feitas com milho verde são as mais variadas possíveis, e vão desde cuscuz, curau, suco de milho, sorvete de milho e bolo de milho, entre uma porção de outras coisas mais.
E toda a festa parece ter grandes proporções, contados aos "milhares": são 150 mil espigas, ou 45 mil quilos de milho verde colhidos nas roças do próprio distrito; o recinto que acolhe o evento compreende 8 mil metros quadrados de área coberta; o estacionamento é para aproximadamente 4,2 mil veículos; tudo isso esperando um público estimado em mais de 100 mil pessoas durante os três finais de semana que a festa acontece.
Com realização do Centro Rural de Tanquinho e da Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e coordenação de José Albertino Bendassolli, o evento começou no fim de semana passado - dias 26 e 27 de março - e prossegue nos dois próximos finais de semana de abril: dias 2 e 3, e dias 9 e 10 (sábados e domingos, respectivamente), a partir das 11h.
O evento ainda conta com programações musicais durante todos os dias, com bandas da cidade e região se revezando em dois palcos.
O acesso ao bairro rural de Tanquinho é pela SP-127, Rodovia Fausto Santomauro (Piracicaba-Rio Claro), km 14,5 (trevo de Iracemápolis), ou saída 15 B.
Então, é só vir comprovar "o puro creme do milho verde, as deliciosas pamonhas de Piracicaba... pamonhas, pamonhas, pamonhas..."
As tradicionais pamonhas de Piracicaba servidas na festa

Nenhum comentário:

Postar um comentário