quinta-feira, 17 de março de 2011

Exposição "Amandy - Um retrato das enchentes"

Nesta semana, mais precisamente terça dia 15, convidado pelo amigo e fotógrafo Daniel Damasceno, tive a satisfação de estar presente no coquetel de abertura da belíssima exposição fotográfica "Amandy - Um retrato das enchentes", no Armazém 14A do Engenho Central.


Exposição esta que vale uma certa atenção especial por diversos motivos. Um dos principais é que ela carrega em si um contexto histórico da cidade de Piracicaba, através das imagens captadas pelas lentes de 11 fotógrafos-jornalistas, em momentos marcantes e únicos da cidade nos últimos 28 anos.
Para quem não sabe Piracicaba é cortada bem ao meio pelo nosso saudoso e querido Rio Piracicaba, afluente do Tietê, e que durante os períodos das cheias costuma, vez ou outra, "sair para fora" causando as famosas inundações ou enchentes, marcando a vida de muitos piracicabanos.
Durante esses 28 anos muitas cenas dessas enchentes foram registradas por profissionais do fotojornalismo, e aqui convidadas para essa exposição a ganharem magistralmente forma de arte. A maioria das fotos já publicadas nas páginas dos jornais, mas muitas ainda inéditas.

Foto: Reprodução/Daniel Damasceno que está na exposição
Achei uma imensa sacada o nome da exposição "Amandy" - que quer dizer "dia de chuva" em Tupi-Guarani - fazendo a "ponte" com o nome da cidade - Piracicaba - que quer dizer "lugar onde o peixe pára" na mesma língua.
Não poderia também haver melhor lugar que abrigasse essa exposição do que o Engenho Central, lá onde podemos apreciar de camarote o Rio.
Vale muito a pena conferir de perto os trabalhos dos 11 principais repórteres fotográficos da cidade: Alessandro Maschio, Antonio Trivelin, Bolly Vieira, Christiano Diehl Neto, Claudinho Coradini, Daniel Damasceno, Davi Negri, Henrique Spavieri, Marcelo Germano, Mateus Medeiros e Pauléo.
Mas corra porque a visitação é só até 10 de abril no Armazém 14A do Engenho Central (entrada pela Ponte Pênsil ou pelo Mirante) das 9h as 17h.
E delicie-se com "Amandy".

Um comentário: