quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Salão Internacional de Humor de Piracicaba - Humor é coisa séria


Em meio a muito burburinho que permeou o começo do ano de 2010, no que diz respeito ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, finalmente chegamos à semana de abertura do aguardadíssimo e premiadíssimo evento.
Aconteceu que, no ano de sua 37ª edição, "algumas pessoas" fizeram questão de causar o maior alarde demitindo a coordenadora (Maria Ivete Araújo "Zetti") que estava há vinte anos a frente do Salão, colocando em seu lugar o veterano e respeitado artista do humor gráfico, Edu Grosso. Fato este que mexeu com o humor de cartunistas e artistas gráficos de todo o planeta, quando estes manifestaram-se positivamente ou negativamente, das mais variadas formas. Chegou-se a falar até em boicote ao Salão deste ano, o que, pela graça e sorte de toda a classe artística, felizmente não aconteceu.
Fato ocorrido e politicagem a parte (apenas pra constar), reconheçamos que Edu Grosso conseguiu levar a coordenação do Salão com humor e empenho. Algumas boas e significativas mudanças são o atraente site (www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br) e a mudança das datas de seleção e premiação, o que fará com que os melhores artistas escolhidos pelo juri possam comparecer na abertura para receber as premiações.


Então falemos mais de coisas boas: o Salão de Humor de 2010 contará com a presença e participação do ilustre cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro, Ziraldo, criador de personagens como Menino Maluquinho e considerado um dos maiores artistas gráficos do Brasil e do mundo. Ele também é o autor dos cartazes oficiais dos Salões de 1982 e 2008 e de um gigantesco painel localizado no Engenho Central.
Em sua 37ª edição o Salão também supera a marca de incrições do ano passado em 30%. Houve 1752 trabalhos de 613 inscrições, vindos de 51 países e mais 17 estados do Brasil (78 cartuns, 24 charges, 54 caricaturas, 83 tiras, 57 trabalhos de vanguarda e 9 esculturas).
Este ano, além da mostra principal no armazém 14 do Engenho Central, o Salão conta com mostras paralelas (como todo ano) em locais como o próprio Engenho Central (Salãozinho de Humor - armazém 09), Teatro Municipal, Shopping Piracicaba, Casa do Povoador, Museu Prudente de Moraes e Bar Cruzeiro.
Bem, humor é coisa séria. O esforço da nova coordenação pelo jeito está valendo a pena. Só falta agora o piracicabano saber que ele vive na "Capital Mundial do Humor", assim como o "tar" Salão tem sido divulgado. E também nos resta estar lá no Engenho neste sábado (dia 28) às 20h, para conferir pessoalmente. Quem não puder ir na abertura ainda tem até 17 de outubro para visitar. Só que aí não vai ter mais coquetel né.

Um comentário:

  1. Olá conterrâneo, gostaria de convidá-lo a conhecer meu blog o Ecos em www.ecosdotelecoteco.blogspot.com tem algumas coisas musicadas por la.. pode chegar!! Grande abraço.

    ResponderExcluir