quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gastronomia e solidariedade na Festa das Nações

Tem início hoje o grande evento da cidade que promete como nenhum outro aliar gastronomia e solidariedade de forma inteligente: é a Festa das Nações de Piracicaba, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal.
Em seu 28º ano, o Parque do Engenho Central é mais uma vez palco de aglomeração das tradicionais barracas típicas de vários países e diversas regiões brasileiras, que trazem o que há de melhor em sua cultura gastronômica.
Para este ano, com o tema "Brasil, Terra de Culturas e Miscigenações", é aguardado um público de aproximadamente 100 mil pessoas durante os cinco dias de festa, que começa hoje (dia 18) a partir das 19h, e prossegue até domingo (dia 22) - sendo sáb. e dom. a partir das 11h. A novidade deste ano também fica por conta do sítio oficial (www.festadasnacoespiracicaba.com.br) que traz história do evento, entidades participantes, programação musical e artística, entre outros.
Para aqueles que apreciam uma culinária rica e diversificada é sem dúvida um prato cheio, mas com certeza o ponto alto do evento fica por conta da solidariedade: a festa é totalmente filantrópica, onde todos os anos cada uma das 18 barracas fica sob responsabilidade de uma organização ou entidade assistencial da cidade, sendo toda sua renda arrecadada revertida para cada entidade.
Reconheçamos, é uma sacada de tirar o chapéu.
Há 28 anos milhares de voluntários trabalham em pró de algo que hoje em dia parece ser meio raro entre as pessoas: a solidariedade. Trabalham horas, dias, sem ganhar nada, ou melhor, ganham o que salário nenhum pode pagar: a satisfação de ajudar o próximo - ou o mais necessitado. Simples assim.
Aproveitemos aqui a oportunidade de tentar espalhar essa onda solidária a outros cantos, para quem sabe fazer surgir novas "festas das nações" por aí afora... e talvez contagiar com o "vírus" da solidariedade!

Cartaz oficial da 28ª Festa das Nações

Nenhum comentário:

Postar um comentário