quinta-feira, 26 de maio de 2011

Domingo da cultura negra

Em comemoração ao mês da África, a Prefeitura Municipal de Piracicaba (Semac) realizará no próximo dia 29 (domingo), a partir das 13 horas, no Largo dos Pescadores, um evento voltado à cultura negra, mas aberto a toda comunidade.
Através de manifestações promovidas por diferentes artistas, como: Tony Azevedo (Maracatu); Preté (Música); Batuque de Umbigada (Tambu); Hip-Hop; Dança Afro; Marias e Clarices e a Roda de Samba; busca-se a defesa da cultura afro-descendente, desmistificando antigos preconceitos e promovendo a reflexão sobre nossas origens.
Assim, é por meio do entretenimento que será possível entrar em contato com aspectos constitutivos da identidade negra, cujas heranças englobam elementos vinculados à língua, música, dança, instrumentos, artesanato, folclore, vivências e oralidade dos africanos. Tal patrimônio, que dá a este país um colorido todo especial, precisa ser preservado e valorizado, integrando-se cotidianamente na realidade sócio-cultural do povo brasileiro.


* Este post foi uma colaboração da queridíssima amiga Carla Fray, sempre nos trazendo valiosas dicas culturais de eventos que rolam na cidade.


Raças
por Octávio Caúmo

-A que raça pertences, caro amigo?
-À raça dos humanos, ele disse.
Dividir-nos por raças é tolice;
Odeio se alguém faz isto comigo!

Não é justo nós sermos inimigos
Por causa só da cor. É cretinice,
Pois sei que se por dentro alguém me visse,
Veria uma alma igual por trás do umbigo.

O menosprezo a um negro, a um deficiente,
Oriental ou ateu é um evidente
Desrespeito que mostra fanatismo!…

Neste mundo, isto já não tem mais nexo,
É uma infelicidade, é um complexo,
Dos enfermos que sofrem de racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário