quinta-feira, 30 de junho de 2011

Viva São João, Santo Antonio e São Pedro!





Hoje, último dia do mês de junho, aproveito para postar uma homenagem aos arraiás e festejos juninos, e também fazer um balanço dos principais eventos que aconteceram durante o mês na cidade.

Pois bem, Piracicaba, que tem Santo Antonio como seu padroeiro (seu dia é comemorado em 13/junho), promoveu o chamado "Mês do Padroeiro", com programação especial repleta de atrações e festejos. A Paróquia de Santo Antônio - Catedral de Piracicaba - recebeu bela programação religiosa e festiva durante todo o mês, contando com solenidades especiais, "Arraial do Padroeiro" em todos os finais de semana na praça José Bonifácio, com direito a comes e bebes, além de diversas atrações musicais, grupos de dança e quadrilha. Tudo isso sem falar no tradicional bolo de Santo Antonio, vendido a partir das 5 da manhã do dia 13, com senha e tudo. É pra comer e casar! (rs).

Já no feriado de Corpus Christi (dia 23/junho) aconteceu a tradicionalíssima Festa de São João de Tupi, em sua 77ª edição, no bairro rural distante 15 km da cidade. Como o dia de São João é comemorado em 24/junho, foi aproveitado o feriado para que a festa tivesse início as 6h da manhã do dia 23 e perdurasse durante todo o dia, até a meia-noite, ponto alto da festa onde alguns festeiros e devotos de São João tradicionalmente passam descalço pelas brasas da fogueira.

E para encerrar o tríduo comemorativo do mês - Santo Antonio, São João e São Pedro - começou ontem a Festa de São Pedro, aqui ao lado na cidade vizinha - São Pedro - que leva o nome do santo. A festa percorre até o próximo final de semana (dia 3/julho) e, lógico, literalmente pára a pacata cidadezinha. Vale uma espiada.

E viva São João, Santo Antonio e São Pedro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário