quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Banda da Sapucaia vem aí!

Preparem-se os piracicabanos mais sedentos pela folia de momo: vai ser dada a largada para o carnaval de Piracicaba. A famosa Banda da Sapucaia vem aí! É neste sábado, dia 26, que a bagunça - no bom sentido - vai rolar solta pelos lados da conhecida Praça da Sapucaia.
Também conhecida por Largo da Sapucaia ou Praça do Campo do XV, leva o nome oficial de "Praça Bonga e Daniel", e ficou conhecida e caracterizada pela imensa e centenária árvore Sapucaia que se encontra no local. Árvore esta que já se tornou quase um símbolo da cidade, uma espécie de referência, ou ponto de encontro.

A grande árvore Sapucaia que dá nome ao local e ao evento
Ponto de encontro mais do que nunca neste sábado, que acontece, a partir das 15h, a concentração para posterior descida da Banda da Sapucaia, marcada para as 17h, repetindo o mesmo percurso dos anos anteriores: saída da Praça da Sapucaia, descendo (na contra-mão) pela rua Moraes Barros, seguindo até o Largo Santa Cruz, e subindo de volta à Praça pela rua Prudente de Moraes.
A Banda da Sapucaia nada mais é do que um grande bloco popular de carnaval de rua, que reúne oficialmente vários blocos e cordões carnavalescos, foliões e brincantes dos mais diversos tipos e idades, com direito a fantasias, enfeites, abadás, adereços, bonecos e alegorias, e concentra milhares de pessoas da cidade e região na maior das alegrias que a data pede, pulando atrás de de um trio elétrico, ao som de músicas - temáticas ou não - que já estão nas graças do povo.

Foliões brincando com boneco na descida da Sapucaia 2009
Para este ano, comemorando seu debute de 15 anos com o tema “Sapucaia debutando e o povo foliando”, são esperadas de 15 a 20 mil pessoas para o evento, com a participação de mais de 50 blocos confirmados.
Assim como todos os anos, a saudosa Banda Bafo de Onça anima os foliões na Praça a partir das 15h, enquanto a hora da descida não chega, e promete tocar até altas horas da noite, mesmo depois do desfile, enquanto o povo tiver pique (rs).
Com organização e realização da Associação Amigos da Sapucaia e apoio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e patrocínio da Pil Import e Casa do Construtor, a Banda da Sapucaia abre oficialmente o carnaval de Piracicaba, que este ano promete muitas alegrias a partir do dia 4 de março (mas isso é para o próximo post, com programação completa!).
Então para este sábado é só separar uma roupa bem leve, protetor solar, óculos de sol, chapéu, calçar tênis ou chinelo e ir "simbora" pular e brincar no meio do povo com a Banda da Sapucaia!
Salve Momo!

*fotos: Hélio Antunes do Nascimento e arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário