“As estrelas são todas iluminadas... não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?”. Assim o personagem de Exupery justifica o brilho e encantamento das estrelas, e não faltará nos textos de grandes escritores e poetas referências à observação dos astros celestes, com conotações filosóficas, românticas ou, é claro, sexuais.
Mas este post não ficará no campo das metáforas, mas sim da
contemplação propriamente dita de planetas, satélites, estrelas e cometas através de equipamentos profissionais especialmente desenvolvidos para esta finalidade.
Neste sentido, como em muitos outros, Piracicaba é uma cidade privilegiada, pois conta com um local exclusivamente dedicado a esta atividade: o
Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), situado no Km 3 da rodovia Piracicaba-Rio Claro.
|
Fachada do OAP |
Mas é preciso certo planejamento para se conhecer o OAP, pois ele é
aberto ao público em geral somente aos sábados, entre as 19h00 e 22h00. Uma “janela” estreita de tempo, mas que compensa qualquer possível esforço empreendido.
O
OAP faz parte de um seleto grupo de Observatórios Astronômicos públicos em funcionamento no país. A entrada é gratuita e as atrações variam durante o ano conforme a posição dos astros e ocorrência de eventos no céu.
|
Equipamento profissional do OAP voltado ao céu da cidade |
|
Durante o mês de
fevereiro a principal atração é o planeta
Júpiter, que juntamente com seus satélites pode ser primorosamente observado durante todo o mês. No final de
março,
Saturno ganha notoriedade, podendo ser visto com seus deslumbrantes anéis até meados de agosto. A lua também está no hall das atrações favoritas dos visitantes, mas atenção, a melhor fase para observação de suas montanhas e crateras é a
crescente - o excesso de luminosidade das outras fases não permitem a realização de boas observações da superfície lunar.
|
Os planetas Júpiter e Saturno |
Então que tal se programar no próximo sábado e encontrar a sua estrela?
* Este post foi uma colaboração do amigo Rodrigo Matos, observador e apreciador do céu e da cultura piracicabana.
*Créditos:
fotos: Cadu Brito
imagens: Pic Du Midi (France)/Jean-Luc Dauvergne/François Colas e site
www.jpl.nasa.gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário