segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um jeito diferente de ver o céu de Piracicaba

“As estrelas são todas iluminadas... não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?”. Assim o personagem de Exupery justifica o brilho e encantamento das estrelas, e não faltará nos textos de grandes escritores e poetas referências à observação dos astros celestes, com conotações filosóficas, românticas ou, é claro, sexuais.
Mas este post não ficará no campo das metáforas, mas sim da contemplação propriamente dita de planetas, satélites, estrelas e cometas através de equipamentos profissionais especialmente desenvolvidos para esta finalidade.
Neste sentido, como em muitos outros, Piracicaba é uma cidade privilegiada, pois conta com um local exclusivamente dedicado a esta atividade: o Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), situado no Km 3 da rodovia Piracicaba-Rio Claro.

Fachada do OAP
Mas é preciso certo planejamento para se conhecer o OAP, pois ele é aberto ao público em geral somente aos sábados, entre as 19h00 e 22h00. Uma “janela” estreita de tempo, mas que compensa qualquer possível esforço empreendido.
O OAP faz parte de um seleto grupo de Observatórios Astronômicos públicos em funcionamento no país. A entrada é gratuita e as atrações variam durante o ano conforme a posição dos astros e ocorrência de eventos no céu.

Equipamento profissional do OAP voltado ao céu da cidade
Durante o mês de fevereiro a principal atração é o planeta Júpiter, que juntamente com seus satélites pode ser primorosamente observado durante todo o mês. No final de março, Saturno ganha notoriedade, podendo ser visto com seus deslumbrantes anéis até meados de agosto. A lua também está no hall das atrações favoritas dos visitantes, mas atenção, a melhor fase para observação de suas montanhas e crateras é a crescente - o excesso de luminosidade das outras fases não permitem a realização de boas observações da superfície lunar.

Os planetas Júpiter e Saturno
Então que tal se programar no próximo sábado e encontrar a sua estrela?

* Este post foi uma colaboração do amigo Rodrigo Matos, observador e apreciador do céu e da cultura piracicabana.

*Créditos:
fotos: Cadu Brito
imagens: Pic Du Midi (France)/Jean-Luc Dauvergne/François Colas e site www.jpl.nasa.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário