sábado, 30 de outubro de 2010

Biblioteca inaugura novo prédio

Foi inaugurado ontem o novo prédio da Biblioteca Pública Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto", localizada à Rua Saldanha Marinho, 233 (no quadrado entre as ruas Saldanha, Vergueiro, Tiradentes e Campos Salles).


Finalmente, depois de uma longa espera pela sua construção e finalização, neste tempo em que nós, piracicabanos, ficamos sem acesso nenhum a biblioteca, já que era necessário todo o processo de encaixotamento, catalogamento e todo cuidado necessário para com todos os livros, para posterior transporte e organização dos mesmos no novo prédio.
De acordo com o moderno e arrojado projeto elaborado por João Chaddad, presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), o novo prédio - que segundo o Prefeito Barjas Negri, agora é definitivo - tem o tamanho três vezes maior que o antigo, acervo totalmente informatizado e higienizado, e arquitetura propícia para utilização de luz natural, de forma a economizar energia elétrica e facilitar a leitura, em seus 2400 metros quadrados e investimentos orçados em R$ 2,3 mi.
Dentre as novidades estão livros em braile, computadores, novas obras literárias, rede wireless em todas as dependências do prédio (e também na praça externa), um anfiteatro, sala para eventos, sala de vídeo, sala de internet, sala para estudos (individual e grupos), gibiteca, hemeroteca, biblioteca infantil, lanchonete e (lógico) espaço para o Programa Acessa São Paulo.
O horário de funcionamento, por enquanto, é de segunda a sexta, das 8 às 17h.
Pois bem, a nova biblioteca ficou mesmo muito bonita, é verdade, diga-se de passagem pela sua faxada, com uma arquitetura de design que lembra dois livros dispostos em uma estante, já de cara na entrada. Bem legal. Só nos resta agora conferir se em termos de usualidade e utilidade a nova biblioteca também vai corresponder. Tomara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário